Comidinhas da Juju

Risoto de palmito com alho poró

Posted on: 1 de abril de 2012

Risoto de palmito com alho poró e medalhão de filet mignon

Acordei com vontade de cozinhar, mamãe pediu um risoto, pensei em risoto de palmito com alho poró e fui atrás de uma receita no google e não encontrei nenhuma, então arrisquei a minha.

A base do risoto é a mesma para qualquer sabor (até onde eu sei) e o palmito e o alho poró entram no finzinho do preparo.

Segue a receita… (apesar de eu fazer tudo no olho!)

Ingredientes para o Risoto:

Aproximadamente 1 litro de caldo (pode ser de galinha, carne, peixe ou de legumes – eu usei o de frango).

Azeite
3 colheres de manteiga
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras de arroz para risoto
100 ml devinho branco seco (usei o básico Chalise!! rs)
100 g de queijo parmesão fresco ralado
4 a 5 Palmitos
Uma porção de alho poró fatiado em rodelas

O preparo!

Prepare o caldo. Para o caldo fervi 1250ml de água e dissolvi dois quadradinhos de caldo knor de frango.

Em uma outra panela aqueci o azeite e 2 colheres de manteiga, fui bem generosa no azeite, coloquei bem mais do que uma colher que a maioria das receitas indicam.
Adicionei a cebola e o alho com uma pitada de sal e pimenta do reino. Refoguei até ficar tudo “do amarelinho para o dourado”, antes de começar a queimar! rsrs
Aumentei o fogo, adicionei o arroz para risoto cru e comecei a fritá-lo. Mexi constantemente de forma a não queimá-lo; ele não deve ficar dourado. Nesse momento alguns pedacinhos de alho ou cebola ficam bem douradinhos, é o sinal que essa fase já está pronta!
Diminui o fogo para médio e adicionei o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e se misturar com todos os ingredientes da panela. Mexi até que o vinho branco quase secasse.

Assim que o vinho branco foi absorvido pelo arroz, acrescentei a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal e a pimenta do reino moída na hora. A partir de agora. você não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude.
Fui acrescentando mais caldo à medida que ele foi evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimentei o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.
Quando o arroz já estava no ponto, diminui o fogo, acrescentei o palmito picadinho e mexi, depois o parmesão ralado e desliguei o fogo. Por fim, coloquei o alho poró fatiado (que estava congelado aqui no freezer) e mexi para que ele se misturasse ao arroz e cozinhasse de leve.

As duas xícaras de arroz dariam para até 6 pessoas comerem, estavamos em 3 e sobrou muito!

O arroz pra risoto engana, no comecinho da receita parece que não vai dar pra nada, mas ele rende bastante! 😉

Ingredientes para o Filet Mignon:

Medalhão de Filet Mignon, calculei 2 por pessoa, mas tudo depende da fome!!!
Sal, pimenta do reino e sal grosso

O preparo!

Para o medalhão temperei com sal refinado, pimenta do reino e um pouco de sal grosso pra dar “crocância” na hora de comer.
Coloquei óleo na frigideira e deixei esquentar bem, coloquei os medalhões para ficarem bem fritos por fora, como eram muito altos, demoraria para fritar tudo e não ficarem mal passados, então terminei o cozimento dentro do forno, em uma travessa coberta por papel alumínio!

Sucesso!!! rsrs

Agora é só se divertir!!!

10 Respostas to "Risoto de palmito com alho poró"

Juuuuu….ameiiii…To mega orgulhosa…!!!
Sucesso
Sds
Bjinhus

Eba!!!
Esse fds colocarei mais algumas coisinhas!

Bjs!

[…] sem muitos temperos, ou vinho, ou caldo de carne, etc, o sabor fica mais limpo. A receita do Risoto de palmito com alho poró, pode ajudar nessa […]

[…] o risoto na mesma base do Risoto de palmito com alho poró, com uma diferença, usei caldo de legumes fresco, aproveitamos o caldo que minha mãe cozinhou […]

[…] e temperos à gosto. Enrole em uma fatia de bacon e frite. Fritei como o medalhão da receita do risoto de palmito com alho poró, uma selada na carne e vai pro forno quente terminar de cozinhar sem ficar […]

[…] de Filé Mignon ao molho de Catupiry Risoto de alho poró – o link é do risoto com palmito, mas dessa vez só coloquei o alho poró […]

Ju vou fazer esse risoto de palmito hoje pela terceira vez… Fez muito sucesso! Continue postando suas delicias que eu com certeza serei uma seguidora fiel do seu blog… Hehehe parabéns pelo blog e pelas receitas Bjos!

Obrigada Lu!! Faz a sobremesa que postei ontem! Da tempo e é uma delicia!!!

Bjs

[…] – limão siciliano – coração de alcachofra em conserva temperado – queijo parmesão ralado – salsinha – demais ingredientes da receita de risoto de palmito com alho poró […]

[…] Veja o passo a passo e os ingredientes completos no Risoto de Palmito com alho poró. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: