Comidinhas da Juju

Archive for junho 2012

 

O pessoal aqui em casa vive de regime (menos eu…) mas eles não resistem à um bolinho! O preferido do papai é esse bolo de chocolate com cobertura de glaçúcar.
Desde os meus tempos de escola com aulas pela manhã e cochilos à tarde, tirava um tempinho para passar na cozinha (e sujar ela toda e todos os utensílios possíveis e impossíveis) para fazer esse bolinho.
Era uma época que eu achava que estava na Ana Maria Braga e separava todos os ingredientes em potinhos, só faltava a filmagem! rsrsrs
Hoje eu sujo muito menos, mas o bolo continua sendo gostoso e o preferido!!!

O bolo é de chocolate, o mais simples possível, e o glaçúcar, pra quem não conhece é um tipo de açúcar que quando misturado com clara e limão, endurece, e forma uma casquinha doce!

Vamos à receita!!!

Para o bolo:

Ingredientes:

2 xic. farinha de trigo
1 xic. nescau
1 1/2 xic. de açúcar
3 ovos
2/3 xic. óleo
2/3 xic. água morna
1 col. sopa de fermento

Preparo:

Bater tudo na batedeira (pode ser feito no liquidificador, mas gosto mais de bolo na batedeira!) e pôr para assar…

Para o Glaçúcar:

Ingredientes:

1 clara
suco de 1 limão
Glaçúcar (até ficar um creme branco, cerca de 300g)

Preparo:

Misturar tudo com um garfo!

Prepare o Glaçúcar quando o bolo estiver assado!
Quando o creminho estiver pronto, despeje em cima do bolo, pode ser ainda quente ou depois que esfriar!

Difícil, né?

No dia em que fizemos a pizzada, além de fazer a Torta Salgada “Kisorobô” com as sobras dos recheios, fiz também esse patê de gorgonzola com o queijo gorgonzola que sobrou!

Na cozinha, tudo se aproveita, é só arriscar!!!

Ingredientes:

Queijo gorgonzola
Requeijão
Azeite

Preparo:

Preparar esse patê é a coisa mais fácil do mundo!!!
Basta misturar tudo com um garfo.
As quantidades? Tudo à seu gosto!!!

Sábado foi dia de pizza aqui em casa! Meus amigos Marcinho e Marcello fizeram a massa, as meninas prepararam os recheios e a festa foi longe!
A receita da massa de pizza postarei aqui mais pra frente, fizemos 6kg de massa e não sobrou quase nada, mas o recheio sobrou, e bastante!
E o que fazer com o recheio das pizzas já picadinho que sobrou???

Uma torta, é claro!

A massa da torta é da Keila, uma delícia de massa, e como todas as outras receitas, mega fácil de fazer!

Vamos à receita!

Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento
sal à gosto

Para o recheio:

Presunto
Calabresa
Peito de peru
Ovos cozidos
Champignon
Mussarella
Azeitonas
Parmesão
Cebola

Usei o que sobrou da pizzada, então, não sei as quantidades!

Preparo:

Para a massa, basta bater tudo no liquidificador e despejar em uma forma untada. Para uma forma média, é preciso 2 receitas.
Para o recheio, refoguei tudo picadinho, com excessão da mussarella, que só coloquei por cima do recheio na hora que montei a massa, e do parmesão para finalizar! Simples assim!

Montei a forma com uma receita de massa, distribuí o recheio, cobri com mais uma receita de massa e salpiquei o parmesão!

Ficou uma delícia e ainda aproveitei o que sobrou!!!