Comidinhas da Juju

Archive for julho 2012


Hoje o domingo foi de sol, fomos ao Ibirapuera pela manhã e preparei o cannelloni pras meninas.
Não sabíamos qual seria o cardápio do dia, decidimos no mercado e testei o Cannelloni seco da Barilla, e funcionou, com algumas ressalvas! hehehe
Decidimos por cannelloni de espinafre com ricota e molho branco!

Foi bem fácil de fazer, mas demora cerca de uma hora pra preparar o recheio e ir ao forno. Se estiver com muita fome, não é uma boa receita!

Ingredientes

Para o recheio:
Espinafre
Ricota
Sal
Cebola
Alho

Para o molho:
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa Farinha de trigo
2 copos de Leite
Mussarella
Sal

Massa:
Cannelloni seco “Barilla” (calculamos 4 rolinhos por pessoa)

Preparo

Preparando o recheio
Piquei o espinafre em pedaços pequenos e refoguei. Depois de refogado acrescentei a ricota amassada.
Usei daqueles temperos prontos, errei na mão e ficou salgado, nada como o tradicional “cebola e alho picados…” rsrs

Preparando o molho
Derreti a manteiga e fritei a farinha até ela ficar dourada, acrescentei o leite e deixei ferver, sempre mexendo, até engrossar. Acrescentei umas fatias de mussarela picada para ficar mais cremoso e “puxa“!

Montando o rolinho
Colocamos o recheio na massa crua, como manda a embalagem, alguns rolinhos racharam, acho que o recheio estava um pouco quente.
Com todos os rolinhos recheados, colocamos numa travessa, cobri com o molho e parmesão e levamos ao forno por cerca de 40 minutos.

Dicas
* Não coloquei molho antes dos rolinhos na travessa, então grudou um pouco no fundo, na próxima vez, vou fazer uma caminha de molho para os rolinhos!
* O molho pode ficar um pouco mais ralo do que o molho servido com o macarrão cozido, por ir ao forno, o molho seca, ficou no ponto, mas poderia ter ficado mais molhadinho!
* Outros recheios ficam excelentes também: presunto e queijo, peito de peru e queijo branco, ricota com nozes, e o que mais sua imaginação e paladar mandar!

Mesmo com esses probleminhas, ficou muito bom! E vale a pena fazer!!

Olhem só o resultado final…


O final de semana do feriado foi bem inspirado, com direito a esse pão italiano, pão de calabresa e bolo de milho. Me animo com muitas pessoas em casa, como uma tradicional família italiana, nada melhor do que mesa farta e muita falação! rsrsrs
Busquei uma receita de pão italiano, esse pão fica bem gostoso, mas é diferente do pão que compramos nas “casas de massa”, tenho que descobrir o segredo, se vocês souberem, me contem!!!!

Essa receita é um pouquinho mais elaborada que as outras, mas muito gostosa de preparar!

Ingredientes

Para a “esponja”

2 tabletes de fermento para pão (30g)
1 pitada de sal
100g de farinha de trigo
1 xícara de chá de água morna

Para a “massa”

2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de açúcar
1 kg de farinha de trigo (usei um pouco menos que isso!)

Preparo

Primeiro vamos preparar a esponja.
Em um recipiente, coloque o fermento esfarelado e o sal. Misture até obter um liquido (sim, fermento + sal = líquido!!!).
Junte a água morna e 100g de farinha. Mexa e deixe levedar (crescer) coberta com um pano em um lugar quente.

Deixei coberto dentro do microondas desligado, já que estava bem frio no dia, não sei se ajuda a levedar mais rápido!
A aparência da “esponja” é a da foto…

 

Agora vamos pra massa!!

Em um recipiente, coloque a farinha, o açúcar, a margarina, os ovos levemente batidos, a esponja reservada e o leite. Mexa até misturar tudo e quando a massa ficar pesada, mãos à obra!
Sove até obter uma massa lisa e deixe descansar um pouco. Molde a massa e coloque pra assar em forno pré-aquecido 180°C (médio) por 15 a 20 minutos e a seguir 200°C por mais 15 a 20 minutos.

Fizemos no formato de bola, pra chegar o mais próximo de um pão italiano!
A massa é muito macia e leve, pode ser recheada e deve ficar muito bom também!!!

 

 

 

No final de semana que fizemos o Pão de Calabresa, eu estava inspirada e bati esse bolinho pro café da tarde.
A receita minha mãe pegou na manicure, com a Joelma, e fez a maior propaganda. Fiz pra conferir e aprovei!

Nem esperamos esfriar para comer, logo que ele sai do forno fica um bolo cremoso, quando esfria fica mais durinho, mas com um sabor delicioso!!!
A receita é super fácil, vai tudo pro liquidificador!!! Rápido e suja pouco! hehehe

Ingredientes

2 latas de milho coada
2 xícaras de leite
1 xícara de milharina (se quiser o bolo mais sequinho, pode colocar 2 xícaras)
1 copo de óleo
2 copos de açúcar
2 ovos
2 colheres de sobremesa de fermento

Preparo

Bater tudo no liquidificador e assar!

Difícil, não é?! Cheeeeio de segredos! rsrs

 

 

 

 

 

No último feriado a família estava reunida e eu bem animada para colocar a mão na massa!
Decidimos pelo recheio de calabresa com catupiry e tenho que colocar os créditos para meus irmãos e meu primo, que picaram toda a calabresa, refogaram com cebola (sim, eles cortaram a cebola também!!!!) e torceram para sobrar recheio para eles petiscarem com cerveja!! rsrsrs

Fiz uma busca de receitas na internet e achei essa aqui. A massa é muito boa e fácil de sovar, mas eu colocaria menos sal na próxima vez. A massa ficou bem salgada…

Vamos à receita!

Ingreditentes

Para a massa:

2 tabletes de fermento fresco (30g)
1 xícara de leite
1 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de azeite
1 ovo

Para o recheio:

4 linguiças calabresa (cerca de 500g)
1 Cebola
Catupiry

Preparo

Primeiro misturamos o açúcar com os tabletinhos de fermento e sal. Adicionamos o leite e a água mornos, depois o azeite e o ovo. Fui acrescentando a farinha aos poucos, misturando com uma colher até dar o ponto de sovar. Usei mais do que a medida de farinha da receita…e sovei até soltar das mãos.
Para rechear, abri a massa com uma garrafa de cerveja, eu não tinha um rolo de abrir massa, deu mais trabalho, mas funcionou. Está aí uma dica para quem não tem o “rolo de macarrão”

Para o recheio, refogamos a calabresa com cebola e colocamos pedaços de catupiry no meio do recheio.
Esse recheio é sugestivo, qualquer recheio pode ser usado: mortadela, queijo e presunto, frango com catupiry, legumes, etc…

Com a massa recheada, basta pincelar uma gema pro pão ficar douradinho e levar ao forno médio!

Bon apettit!!!

 

 


Para diminuir o estresse e a tensão do dia a dia, nada melhor do que ir pra cozinha e criar, aprender receitas novas e dar boas risadas. E para isso, o time do projeto foi até a casa de Carminha Nardon, uma super chef que nos recebeu e deu várias dicas!

Vou colocar as dicas dela aos poucos, e vocês podem dar uma bisbilhotada no site.

http://www.carminhanardongastronomia.com.br/

A receita de hoje não estava na lista das receitas do dia, anotei tudo!
É um batido de cream cheese com creme de damasco e nozes, com sabor muito leve e suave, combina muito bem com vinho branco, espumante…hummm!!!

Vamos à receita super fácil!

Ingredientes

Requeijão (tipo catupiry)
Creme de leite fresco
Cream cheese
Damasco seco (umas 450g)
Açúcar
Nozes  picadas

Quantidades? Tudo à gosto!

Preparo

Primeiro colocamos os damascos para cozinhar com um pouco de água e açúcar, umas 2 colheres de sopa.
Enquanto o damasco está cozinhando, batemos na batedeira o requeijão com o creme de leite fresco até ficar homogêneo e leve. Adicionamos um pacotinho de cream cheese (desses que vendem pronto, sem segredos…) e batemos mais um pouco.
Com os damascos cozidos, por uns 5 minutos, batemos no liquidificador os damascos com a água até ficar um creme e podemos
acrescentar uma bebidinha, como um licor, conhaque, whisky…

Tudo vai para a geladeira. Quando estiver tudo bem gelado, montamos no prato o creme de cream cheese, o creme de damasco e jogamos as nozes picadas po cima.

Très chic!!!